Foto: Divulgação
- Publicidade -

O que é a massagem modeladora?

A massagem modeladora consiste em manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressões por meio de movimentos de amassamento e deslizamento a fim de atingir as camadas mais profundas da pele.

As manobras rápidas desmancham a gordura acumulada dentro das células a as tornam mais fáceis de serem eliminadas pela corrente sanguínea, pela urina e pelo suor.

A massagem proporciona a redução de medidas e melhora o aspecto da pele, reduzindo o grau das celulites.

Este tipo de massagem não deve ser considerado um procedimento emagrecedor, mas sim um método redutor de medidas.

Esse método consegue eliminar a gordura localizada, raramente combatida somente através de dietas e exercícios físicos.

Para quem não tem condições financeiras para investir em aparelhos caros ou para as profissionais que estão em começo de carreira é recomendado promover uma massagem modeladora.

Como é feita a massagem modeladora?

A massagem modeladora é feita através movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, feitos de forma rápida e firme. Utiliza movimentos como deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão.

No geral, ela é restrita a áreas que acumulam gordura, como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e às vezes nos braços.

A dor não deve ser excessiva. Não devem ficar hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso é um indício que o procedimento foi executado de forma errada, fazendo muita pressão na região.

Além disso, as marcas roxas alertam para má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica.

Para que serve a massagem modeladora?

A massagem modeladora é recomendada para o tratamento de celulite, gordura localizada e para pessoas que desejam perder medidas e modelar o corpo.

O método é frequentemente confundido com a drenagem linfática, no entanto, tem o intuito de desenhar curvas e conta com movimentos vigorosos, enquanto a drenagem costuma ser mais tranquila e visa apenas desinchar.

Ela também é um excelente recurso para quem procura uma maneira econômica para cuidar do corpo, visto que o preço encontrado em muitos estabelecimentos estéticos é menor, quando comparado a outros tipos de procedimentos.

Foto: Divulgação

Outro benefício para sua utilização é ela não se trata de uma prática invasiva, sendo um procedimento rápido.

A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada melhoram os resultados.

Quem pode fazer?

Profissionais especializados em estética, massoterapeutas e fisioterapeutas dermatofuncionais podem realizar a massagem modeladora.

É de extrema importância procurar um profissional especializado e com boas referências antes de começar o tratamento.

Recuperação

A massagem modeladora exige que alguns hábitos pessoais de rotina sejam adaptados para que os efeitos do procedimento não sejam perdidos. Por exemplo, é necessário beber bastante água, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, dormir bem, bem como evitar álcool e guloseimas.

Cremes termogênicos e com ativos redutores são produtos altamente utilizados para esse tipo de tratamento.

Deixe-o no corpo por pelo menos duas horas após a massagem. E se conseguir fazer uma atividade física aeróbica durante esse tempo, como corrida ou spinning, você irá potencializar ainda mais os efeitos do procedimento.

Dói?

Geralmente, a massagem modeladora é uma técnica que pode ocasionar desconforto enquanto está sendo aplicada no paciente.

Ao contrário da drenagem linfática, que usa movimentos mais suaves, esta técnica usa a força para ativar a circulação, melhorar o aspecto da celulite e demarcar as curvas.

Entretanto, a dor não costuma ser excessiva e não deve deixar hematomas pelo corpo.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões indicadas não é fixo pois depende dos resultados do paciente.

Pode dar resultado em apenas uma sessão, como pode ser necessário ser realizada de forma continua.

Os resultados duram quanto tempo?

Os resultados visíveis da massagem modeladora podem ser vistos por até 2 dias após a realização da sessão.

A duração costuma ser curta porque os efeitos são transitórios, já que o corpo volta a acumular líquidos e toxinas ao longo dos dias.

Riscos e efeitos colaterais

Quando o procedimento é bem aplicado, a técnica não apresenta qualquer risco ou possibilidade de efeito adverso para a saúde do paciente.

É importante lembrar que não é verdadeira a promessa de que a massagem modeladora seria capaz de quebrar moléculas de gordura do organismo.

As pessoas normalmente não sabem, mas é praticamente impossível eliminar tecido adiposo apenas com as mãos.

Contraindicações

Mulheres grávidas, hipertensos, pessoas com varizes, pessoas com câncer e outras doenças graves não devem fazer massagem modeladora.

Benefícios da Massagem Modeladora

A massagem modeladora é um tratamento estético rápido, dentre os principais benefícios podemos destacar a melhora da oxigenação dos tecidos, do tônusmuscular a da flacidez da pele.

Além disso, os movimentos rápidos promovem a quebra de gordura. Outros de seus benefícios são:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Eliminação de células mortas
  • Oxigenação de células e a consequente eliminação de gordura
  • Promove uma melhoria na função intestinal
  • Elimina as toxinas do organismo
  • Modela o corpo
  • Elimina líquidos retidos que provocam inchaço

Além de minimizar o inchaço, este tratamento também é eficiente para harmonizar os contornos corporais e minimizar a ansiedade e a depressão.

A massagem modeladora não tem a função de acabar com a celulite, mas auxilia a diminuir o grau dela, já que ajuda no retorno venoso e aumenta a circulação e o aporte nutritivo dos tecidos.

Para atingir bons resultados é necessário alimentar-se de forma equilibrada e praticar exercícios físicos frequentemente.

Conclusão

Muitas pessoas têm procurado a massagem modeladora devido a seus maravilhosos benefícios.

Porém, vale a orientação para que, quando for procurar esta técnica de massagem como tratamento estético, sejam procurados profissionais qualificados e experientes para garantir um bom resultado.

Conhecendo os variados benefícios da massagem modeladora para a estética e saúde, sabe-se que é uma técnica de massagem que sofre muita banalização no mercado, pois é muitas vezes vendida como uma solução milagrosa para o emagrecimento.

É muito frequente também que a massagem modeladora seja confundida com a drenagem linfática o que é um absurdo, porque o toque é muito diferente, mesmo que os resultados sejam semelhantes.