AGENDA NO BICO: Escola Militar e troca de comando em Araguatins

Em Araguatins, onde cumpre agenda de trabalho nesta sexta-feira, 2, o governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira dama e deputada federal, Dulce Miranda e da vice-governadora Cláudia Lélis, lançou oficialmente o Colégio Militar – Unidade VI – Professora Antonina Milhomem. Na ocasião fez a troca de comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (PM) local, inaugurou a Sala de Comando da Força Tática e a Escolinha de Iniciação Esportiva da corporação.

Marcelo Miranda ressaltou que a entrega dessa unidade representa investimento em um setor estratégico para o Estado. “Esse Colégio Militar representa investimento concreto em um setor que eu considero primordial: a Educação”, disse ele ressaltando que dentro das prioridades do Governo do Estado a segurança também recebe atenção especial. “A condução deste Batalhão é estratégica para Araguatins e toda a região do Bico do Papagaio”, afirmou.

No comando do 9º Batalhão de Araguatins, assumiu o major Wesley Dias Costa. Ele substituiu o major Valdeonne Dias da Silva, que agora responde pela Subdiretoria de Gestão de Pessoal, no Quartel do Comando Geral, em Palmas. O 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Tocantins /Araguaia, é denominado o “Guardião do Bico”.

Representando a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim, o superintendente de Tecnologia e Inovação da pasta, Wilson Alves de Pereira, salientou que a escola representa a esperança. “Quando entregamos escolas, estamos entregando espaço para aprendizagem e o resgate da esperança para os jovens”.

O comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, ressaltou o lançamento da escola representa um marco para o Tocantins e para Araguatins. “Esse Colégio atende reivindicação dos representantes da região e um sonho da comunidade local. É uma parceria que deu certo entre a Seduc, PM e a sociedade”.

Para Araguatins e região, o dia é de agradecimento, assim reagiu o prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, ao enumerar as obras e benefícios entregues pelo Governo do Estado. “Esses benefícios são fruto da determinação e do compromisso do governador com a nossa região”, afirmou.

Na escola são ofertadas as modalidades de médio regular (1º a 3º série) e curso técnico em Manutenção e Suporte em informática integrado ao Ensino Médio (3º série). A unidade tem capacidade para 952 alunos, nos turnos matutino e vespertino.

Construída em uma área de 3.074,9 m2, a unidade está em atividade desde 2001. São 12 salas de aula, 12 departamentos administrativos divididos em salas da direção, secretaria, coordenação pedagógica, orientação educacional, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de Biologia, sala de professores, depósito de materiais escolares, depósito de materiais de limpeza e cantina (dois compartimentos). Possui, também, uma quadra poliesportiva com cobertura e áreas livres cobertas.

Perfil

Weslley Dias Costa é natural de Tocantinópolis e ingressou na Polícia Militar do Tocantins em 2004. Possui formações de Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar Tiradentes; Direito pela Universidade Federal do Tocantins; Especialização em Segurança Viária pela Universidade Federal do Tocantins; Curso Operacional de Rotam/PMTO; Cursos de Negociador Policial pela PMGO; e Nivelamento de Conhecimento pela Força Nacional, em Brasília.

Dentre as funções exercidas, o Comando da Rotam em Palmas; Subcomando do 2º Batalhão sediado em Araguaína; e por último, subcomandante do 6º Batalhão, sediado em Palmas.

Viaturas

-- Publicidade --

Na oportunidade o governador entregou cinco viaturas modelo L-200, que serão utilizadas pelo Batalhão. “Representa maior reforço para o trabalho de nossos militares. Estamos dotando as unidades da PM de maior capacidade para atender as demandas da população com conforto e segurança para os policiais”, ressaltou Marcelo Miranda.

Sala de Comando

A Sala de Comando da Força Tática foi construída em 2017, por meio de parceria com Poder Judiciário, Ministério Público, comerciantes, empresários e a comunidade Araguatinense. Será utilizada como base para o aquartelamento de policiais e equipamentos quando empregados em ocorrências de vulto.

A Força Tática é responsável por realizar o patrulhamento tático ostensivo e apoiar as viaturas de área em ocorrências de maior complexidade. Na região do Bico do Papagaio reforça o policiamento para coibir principalmente aos crimes de “novo cangaço”. É formada por policiais militares que passaram por um curso de qualificação profissional de 30 dias, com um total de 280 horas/aulas, distribuídas em instruções práticas e teóricas, além do estágio operacional.

Certificados

Durante a solenidade foram entregues certificados do 14º Curso de Identificação veicular a cinco policiais militares. O curso teve como objetivo dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos para formar multiplicadores, capacitar os policiais para detectar fraudes de furto, roubo ou clonagem de veículos durante as atividades de policiamento ostensivo.

Também foram entregues cinco viaturas marca Mitsubishi, modelo L-200 equipadas, que serão utilizadas pelo 9º Batalhão nas atividades de policiamento diário.

Homenagem

Na ocasião foi prestada uma homenagem à matriarca da família Milhomem de Araguatins, Antonina Milhomem, que cede o nome ao Colégio da Polícia Militar de Araguatins. Maranhense de nascimento, mas estabeleceu-se com a família em Araguatins, onde foi vereadora, prefeita interina, professora e diretora da Escola Paroquial. Em 2002 foi homenageada, tendo seu nome dado ao Centro de Ensino Médio, que agora passa a ser o Colégio Militar Antonina Milhomem.

Escolinha

Ainda em Araguatins Marcelo Miranda inaugurou a Escolinha de Iniciação Esportiva da Polícia Militar, que visa proporcionar as crianças menos favorecidas atividades esportivas, além de preceitos de educação, ética e disciplina. As atividades são desenvolvidas por meio de parceria com a Prefeitura local.

Participaram da solenidade os deputados federais Lázaro Botelho e César Halum, os deputados estaduais Nilton Franco, Amélio Cayres, Jorge Frederico e Valderez Castelo Branco, 12 prefeitos, vereadores e líderes políticos da região, além de secretários do governo.